Proatividade na Gestão – A Estratégia da Previsibilidade.

08/03/2018 16:41

Com a competição cada vez mais acirrada para alcançar maior fatia do mercado e até mesmo sobreviver no negócio, muitas empresas propõem a realização da reengenharia dos processos esquecendo-se muitas vezes do desenvolvimento do potencial humano. Neste artigo, irei abordar a importância da gestão proativa para o bom desenvolvimento do negócio de forma a tirar o melhor da sua equipe em prol do crescimento mútuo.

O que é proatividade?

O termo proatividade procede do Latim onde pro = antes e atividade = faculdade de realizar, diligência, eficácia.

Tendo em mente o significado, podemos entender que proatividade “é um comportamento de antecipação devido reconhecimento de necessidades que interferirão nos resultados esperados quando executados previamente.”

Entende-se por gestão proativa, aquela que antecipa-se as necessidades da empresa ou equipe em conformidade com os seus processos evitando decisões impensadas e agindo de forma organizada sem influência de pressões externas ou internas que possam impactar no resultado final.

O gestor proativo, leva em consideração as limitações e particularidades de cada indivíduo alocando-os em posições estratégicas de forma a incentiva-los a desenvolver habilidades que possam somar ao conjunto e consequentemente garantir um melhor resultado aos processos da companhia.


O Compromisso da Gestão Proativa.

Qual o seu nível de compromisso com a sua gestão? O quanto estamos dispostos a sair da zona de conforto para se inovar e reinventar? O líder proativo deve ter a sensibilidade para perceber as pequenas mudanças de cenário para a antecipação de tomadas de decisão que se detectadas tardiamente poderiam influenciar negativamente no resultado final.

Por este motivo, a busca por atualização do seu campo de trabalho, a realização de cursos, e a prática da pesquisa, vão ser fatores fundamentais para apoiar todo o conjunto na maximização dos resultados, melhoria dos processos e consequentemente no desenvolvimento dos seus liderados.

Se você ainda não trabalha utilizando o método de gestão proativa, entenda que a mudança não é um processo rápido, muito pelo contrário, ela demanda tempo e dedicação. Sempre haverão trilhas a percorrer e estradas a construir! Desta forma, citarei cinco pontos que entendo serem importantes para estimular a criatividade e lhe dar um “norte” a seguir:

1.    Inove proativamente – identifique e liste pontos do seu processo que podem ser melhorados e trabalhe arduamente nisso.

2.    Dê importância as coisas – Valorize o que necessita ser feito e motive atitudes. Como diz o ditado: “pessoas importantes fazendo coisas importantes”.

3.   Deposite confiança – A equipe necessita perceber que o trabalho está sendo reconhecido e uma forma de reconhecimento eficaz é confiar na decisão e dedicação dos liderados.

4.  Se autoquestione – pergunte-se sempre se a sua resposta a uma determinada situação foi a mais adequada ou se seria possível um maior nível de proatividade diante da questão.

5.  Não se deixe abater – levante a mão aquele que nunca falhou! Todos falham e você não é diferente. Como diz o ditado, “O fracasso é o tempero indispensável ao sucesso.”
 

Por fim, deixo aqui uma mensagem de Mahatma Gandhi. “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”

 

Pense nisso! 

Autor: Fabio Gatti Cavalcante

Tópico: Proatividade na Gestão – A Estratégia da Previsibilidade.

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário