A importância da prática da gestão moderna.

23/02/2018 21:23

Com a entrada da era digital e a inserção da geração Y (nascidos após 1980) no mercado de trabalho, iniciou-se uma mudança comportamental tanto dos profissionais que exigiam maior apoio motivacional para continuarem produzindo de forma satisfatória, quanto das empresas que tiveram de quebrar uma série de paradigmas e rotinas obsoletas para adequarem-se a uma nova realidade de mercado. 

Tendo em mãos a facilidade de acesso ao conhecimento e nascidos numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, estes novos profissionais confrontaram as metodologias desenvolvidas pelas gerações anteriores e colocaram em xeque a eficiênca nos fazendo refletir sobre o quão melhores podemos ser se analisarmos por outros ângulos o nossos processos. 

Nós da geração anterior (me incluo nessa rsrsrs), temos ao nosso favor a experiência adquirida a duras penas ao longo dos anos, porém, não podemos desprezar as habilidades que estes trazem de berço tais como: a capacidade de serem multitarefa, a espontaniedade, a ambição por maiores cargos e salários, o inconformismo e a ousadia. A retenção destes talentos exige muito mais que bons salários ou benefícios, exige que criemos formas diversas de desafios para que estes se motivem a permaneçam na empresa, um quadro muito diferente do apresentado a geração anterior onde a estabilidade empregatícia tinha muito mais valor que o próprio salário. 

Na gestão moderna, devemos desenvolver formas diversas para inspirar os nossos profissionais dando-lhes a oportunidade de desenvolverem suas maiores habilidades no processo. Devemos entender que o diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas nos processos produtivos, mas sim o somatório de conhecimento gerado e adquirido por ambas as gerações que formam as nossas valiosas equipes.

 

Pense nisso!

 

Autor: Fabio Gatti Cavalcante